quarta-feira, 6 de abril de 2011

QUESTÔES APOSTILA BASICO

INGLÊS 

AIRFRAME” significa:
a)       Armação.
b)       Rarefeito.
c)       Assento.
d)       Célula.

01-     “HAMMER” significa:
a)       Picareta.
b)       Martelo.
c)       Maça.
d)       Punção

02-     Em caso de incêndio, se houver um local com a inscrição “FIREPROOF”, como se deve proceder?
a)       Nunca se deve entrar neste local em caso de incêndio.
b)       Deve-se retirar todo material inflamável deste local.
c)       Pode-se dirigir para este local ou armazenar material inflamável nele.
d)       Deve-se ignorar tal inscrição.

03-     Ao se encontrar material que pode ser ingerido pela admissão de um motor a turbina em pista ou pátio deve-se:
a)       Ignorar tal fato.
b)       Comunicar às autoridades competentes.
c)       Depositar tal material em um recipiente com a inscrição “FOD”.
d)       Jogar no lixo (TRASH).

04-     Um “SCREW” pode se caracterizar um “FOD(foreign object damage)”?
a)       Sim.
b)       As vezes.
c)       Não.
d)       Nenhuma das anteriores.

05-     “STALL” significa:
a)       Estol.
b)       Razão.
c)       Aerofólio.
d)       Queda.

06-     “OPEN-END-WRENCH” significa:
a)       Chave fresada.
b)       Chave de boca.
c)       Caixa de ar.
d)       Chave de fenda.
07-     “GPU(ground power unit)” significa:
a)       Unidade de força auxiliar.
b)       Unidade de aterramento de energia.
c)       Unidade de força terrestre.
d)       Unidade fornecedora de energia.
e)      
08-     Trem de pouso em inglês:
a)       Take-off train.
b)       Landing train.
c)       Take-off gear.
d)       Landing gear.

09-     Se ao abastecermos uma aeronave, encontrarmos a inscrição “ JET-A FUEL”, qual será o combustível usado?
a)       Querosene.
b)       Gasolina 100/115.
c)       Nafta querosene.
d)       Qualquer combustível.
e)      

10-     “ SAFETY WIRE PLIERS” significa:
a)       Válvula de segurança.
b)       Alicate de segurança.
c)       Alicate de freno.
d)       Nenhuma correta.

11-     “PROPELLER GOVERNOR” significa:
a)       Passo da hélice.
b)       Manete de hélice.
c)       Ângulo de hélice.
d)       Governador de hélice.

12-     A frase “THE SCREWDRIVER IS BROKEN” significa:
a)       A chave de fenda está quebrada.
b)       A catraca caiu.
c)       A chave de boca está quebrada.
d)       A chave de fenda quebrou.

13-     “ROCKER COVER” significa:
a)       Roqueiro cópia.
b)       Capa da guia.
c)       Tampa do tanque.
d)       Tampa do balancim.

14-     São apropriadas para uso na zona de fogo:
a)       Flammable hoses.
b)       Fireproof hoses.
c)       Natural rubber hoses.
d)       Flexible hoses.

15-     “DRAIN” significa:
a)       Escorva.
b)       Chuva.
c)       Dreno.
d)       Bocal.

16-     Ao se deparar com um recinto com a inscrição “KEEP OUT”, deve-se:
a)       Entrar somente com proteção.
b)       Entrar silenciosamente.
c)       Não entrar.
d)       Avisar antes de entrar.

17-     A “EMERGENCY EXIT”, em uma aeronave, geralmente fica:
a)       Na parte superior da fuselagem.
b)       Na lateral da fuselagem(como uma janela).
c)       Embaixo.
d)       Não existe tal coisa em aeronaves.

18-     “MANIFOLD” significa:
a)       Tubulação.
b)       Medidor de pressão.
c)       Tubo.
d)       Saída 


19-     “PUSHROD”, significa:
a)       Terminal.
b)       Junta.
c)       Vareta.
d)       Tucho.

20-     “RUDDER”, significa:
a)       Profundor.
b)       Estabilizador.
c)       Asa.
d)       Leme.

21-     O “passo” da hélice:
a)       Pitch.
b)       Screw.
c)       Thread.
d)       Wheel.
22-     “MAINTENANCE” significa:
a)       Manual.
b)       Manutenção.
c)       Fabricante.
d)       Manufatura.

23-     “NOSE” significa:
a)       Nariz.
b)       Bico.
c)       Fuselagem.
d)       Trem de pouso.

24-     “BLOWOUT”, significa:
a)       Apagamento por excesso de combustível.
b)       Apagamento por falta de combustível.
c)       Apagamento por pouco combustível.
d)       Acendimento do motor.

25-     Um motor “TURBOSHAFT” é um motor:
a)       Turboélice.
b)       Turbojato.
c)       Turboeixo.
d)       Turbofan.

26-     “CRANKSHAFT” significa:
a)       Virabrequim.
b)       Eixo de comando de válvulas.
c)       Turboeixo.
d)       Eixo de manivelas.

27-     “FLIGHT SAFETY” significa:
a)       Segurança em vôo.
b)       Segurança de vôo.
c)       Vôo de segurança.
d)       NDA.

28-     Chave fresada em inglês:
a)       Box-end-wrench.
b)       Open-end wrench.
c)       Fresade key.
d)       NDA.

29-     “FUEL PUMP” significa:
a)       Bomba de gasolina.
b)       Bomba de recalque.
c)       Bomba de combustível.
d)       Bomba de óleo.

AERODINÂMICA
01-      É definida como o ramo da dinâmica, que trata do movimento do ar e de outros gases, com as forças agindo sobre um objeto que esteja estacionário na corrente de ar:
a)       Aerodinâmica.
b)       Cinética.
c)       Fonética.
d)       Termodinâmica.

02-      O ar é constituído de:
a)       Uma mistura de gases composta principalmente de nitrogênio e oxigênio.
b)       Uma mistura de gases composta principalmente de hidrogênio e oxigênio.
c)       Uma mistura de gases composta principalmente de carbono e oxigênio.
d)       Uma mistura de gases composta principalmente de alogênio e fósforo.

03- Qual a unidade de medida usada para pressão atmosférica ?
a)       Polegada de mercúrio.
b)       Centímetros cúbicos.
c)       Libras por polegada quadrada.
d)       P.S.I.

03-      É um termo que significa peso por unidade de volume:
a)       Umidade.
b)       Temperatura.
c)       Densidade.
d)       Viscosidade.

04-      É a quantidade de vapor de água no ar:
a)       Umidade.
b)       Temperatura.
c)       Densidade.
d)       Viscosidade.

05-      É a diferença de pressão, entre as superfícies superior e inferior da asa:
a)       Peso.
b)       Arrasto.
c)       Empuxo.
d)       Sustentação.

06-      É o ato ou processo de troca de lugar ou posição, de um objeto:
a)       Aceleração.
b)       Movimento.
c)       Gravidade.
d)       Empuxo.

07-      É a razão de troca de velocidade:
a)       Empuxo.
b)       Gravidade.
c)       Peso.
d)       Aceleração.

08-      É uma linha imaginária que passa da seção de bordo de ataque para o bordo de fuga:
a)       Ângulo de incidência.
b)       Eixo.
c)       Corda.
d)       Ângulo relativo.

09-      É o ângulo formado pela corda do aerofólio e o vento relativo:
a)       Ângulo diedro.
b)       Ângulo de incidência.
c)       Ângulo de ataque.
d)       Ângulo positivo.

10-      É o ângulo formado pela corda do aerofólio e o eixo longitudinal da aeronave:
a)       Ângulo diedro.
b)       Ângulo de incidência.
c)       Ângulo de ataque.
d)       Ângulo positivo.

11-      É o ponto de interseção da força resultante com a corda do aerofólio. É o ponto no
qual a corda de uma seção de aerofólio cruza a linha de ação das forças aerodinâmicas resultantes de sustentação e arrasto sobre qual as pressões se equilibram:
a)       Ângulo crítico.
b)       Centro de gravidade.
c)       Centro de pressão.
d)       Fulcro.

12-      Quando o ângulo de ataque aumenta para o ângulo de máxima sustentação, nós temos:
a)       Um ângulo crítico.
b)       Um ângulo de incidência.
c)       Um ângulo positivo.
d)       Um ângulo diedro.

13-      É o eixo que se estende através da fuselagem, do nariz para a cauda:
a)       Longitudinal.
b)       Vertical.
c)       Horizontal.
d)       Lateral.

14-      É o movimento de uma aeronave em torno do eixo longitudinal:
a)       Guinada.
b)       Arfagem.
c)       Rolamento.
d)       Tangagem.

15-      Quais são os três termos que sempre aparecem em qualquer discussão sobre estabilidade e controle ?
a)       Confiabilidade, flexibilidade e durabilidade.
b)       Estabilidade propriamente dita, maneabilidade e controlabilidade.
c)       Manobrabilidade, maleabilidade e flexibilidade.
d)       Confiabilidade, maneabilidade e manobrabilidade.
16-      É a característica de uma aeronave, que tende a fazê-la voar em trajetória reta e nivelada:
a)       Estabilidade.
b)       Tendência.
c)       Maleabilidade.
d)       Controlabilidade.

17-      É a qualidade de resposta de uma aeronave ao comando do piloto, quando manobra
a aeronave:
a)       Controlabilidade.
b)       Maneabilidade.
c)       Estabilidade.
d)       Tendência.

18-      Quando uma aeronave tem uma tendência de manter um ângulo de ataque constante com relação ao vento relativo, ou seja, não tem tendência de abaixar seu nariz, nem de levantar, nós dizemos que esta aeronave tem estabilidade:
a)       Horizontal.
b)       Lateral.
c)       Longitudinal.
d)       Direcional.

19-      Qual é a superfície primária que controla a estabilidade longitudinal ?
a)       O estabilizador vertical.
b)       O estabilizador horizontal.
c)       A asa.
d)       O aileron.

20-      Qual a superfície primária que controla a estabilidade direcional ?
a)       O estabilizador vertical.
b)       O estabilizador horizontal.
c)       A asa.
d)       O aileron.
21-      Qual é a superfície principal para a estabilidade lateral de uma aeronave ?
a)       O estabilizador vertical.
b)       O estabilizador horizontal.
c)       A asa.
d)       O aileron.

22-      É o ângulo entre uma linha perpendicular à linha de centro da fuselagem e o quarto de corda de cada seção de aerofólio da asa:
a)       Diedro.
b)       Ângulo de incidência.
c)       Ângulo de batimento.
d)       Enflexamento.









23-      Quais superfícies de controle, fazem parte do grupo primário ?
a)       Estabilizador vertical, horizontal e asa.
b)       Flapes de asa, spoilers, freios aerodinâmicos, slats ( aerofólio auxiliar móvel ), flapes de bordo de ataque, e os slots ( fendas na asa ).
c)       Ailerons, profundores, e leme de direção.
d)       Compensadores comandáveis e conjugados
      ( fixos, comandáveis, servos e anti-servos ).

24-      Quais superfícies de controle fazem parte do grupo secundário ?
a)       Estabilizador vertical, horizontal e asa.
b)       Flapes de asa, spoilers, freios aerodinâmicos, slats ( aerofólio auxiliar móvel ), flapes de bordo de ataque, e os slots ( fendas na asa ).
c)       Ailerons, profundores, e leme de direção.
d)       Compensadores comandáveis e conjugados (fixos, comandáveis, servos e anti-servos ).

25-      Quais superfícies de controle fazem parte do grupo auxiliar ?
a)       Estabilizador vertical, horizontal e asa.
b)       Flapes de asa, spoilers, freios aerodinâmicos, slats ( aerofólio auxiliar móvel ), flapes de bordo de ataque, e os slots ( fendas na asa ).
c)       Ailerons, profundores, e leme de direção.
d)       Compensadores comandáveis e conjugados ( fixos, comandáveis, servos e anti-servos ).
               
26-      São superfícies auxiliares que aumentam a área da asa , aumentando dessa forma a sustentação na decolagem, e diminuindo a velocidade durante o pouso:
a)       Flapes.
b)       Spoilers.
c)       Slots.
d)       Freios aerodinâmicos.

27-      São superfícies, que em solo auxiliam a ação de frenagem, e em vôo, auxiliam o controle lateral da aeronave, sendo estendido sempre que o aileron da respectiva asa é acionado para cima:
a)       Flapes.
b)       Spoilers.
c)       Slots.
d)       Freios aerodinâmicos.
28-      É a tendência em que o rotor principal de um helicóptero girando, faz com que a fuselagem gire na direção oposta:
a)       Efeito solo.
b)       Batimento.
c)       Torque.
d)       Precessão giroscópica.
29-      É a ação resultante ou deflexão de um objeto em centrifugação, quando uma força é aplicada a esse objeto. Essa ação ocorre aproximadamente a 90 graus na direção de rotação, em relação ao ponto onde a força é aplicada:
a)       Efeito solo.
b)       Batimento.
c)       Torque.
d)       Precessão giroscópica

30-      É a área dentro do plano desenvolvido por um rotor principal:
a)       Disco do rotor.
b)       Disco do motor.
c)       Giro do rotor.
d)       Área do torque.

31-      É a diferença da sustentação existente entre a metade da pá avançada da área do disco e a metade da pá retraída, quando o helicóptero está em movimento horizontal:
a)       Simetria de rotação.
b)       Assimetria de rotação.
c)       Simetria de sustentação.
d)       Assimetria de sustentação.

32-      É o ângulo formado pelo movimento das pás no ângulo vertical, ou seja, para cima e para baixo:
a)       Ângulo de batimento.
b)       Ângulo diedro.
c)       Ângulo crítico.
d)       Ângulo de ataque.

33-      É o efeito criado quando um helicóptero está num vôo pairado, próximo ao solo, fazendo assim, com que as pás do rotor afastem o ar descendente através do disco, com velocidade superior àquela com que ele é capaz de escapar debaixo do helicóptero, produzindo assim, um denso colchão de ar entre o solo e o helicóptero:
a)       Auto-rotação.
b)       Efeito solo.
c)       Super rotação.
d)       Efeito damper.

34-      É o termo usado para a condição de vôo durante a qual não há fornecimento de potência do motor, e o rotor principal é acionado apenas pela ação do vento relativo:
a)       Auto-rotação.
b)       Efeito solo.
c)       Super rotação.
d)       Efeito damper.





35-      É o arrasto produzido pela combinação de diferentes forças de arrasto. Qualquer objeto exposto numa aeronave oferece a mesma resistência ao ar, e quanto mais objetos no fluxo de ar, maior é este arrasto:
a)       Arrasto de perfil.
b)       Arrasto parasita.
c)       Arrasto induzido.
d)       Arrasto provocado.

36-      Quando há perda de sustentação do aerofólio, devido a ultrapassagem do ângulo crítico, temos um(a):
a)       Derrapagem.
b)       Estol(stall).
c)       Arfagem.
d)       Guinada.

37-      Ao nível do mar, num dia padrão, a velocidade do som é cerca de:
a)       66,17 nós (760 M.P.H.).
b)       661,7 nós (760 M.P.H.).
c)       6.617 nós (76 M.P.H.).
d)       66, 17 nós (76 M.P.H.).

38-      Com fluxo supersônico, as ondas de compressão são familiarmente conhecidas como:
a)       Ondas de expansão.
b)       Ondas de choque.
c)       Ondas magnéticas.
d)       Ondas eletrolíticas.

39-      Sempre que uma onda de choque se forma perpendicular ao fluxo livre, é chamada:
a)       Normal.
b)       De expansão.
c)       Suspensa.
d)       Inferior.

40-      O fluxo diretamente atrás de uma onda de choque normal é:
a)       Supersônico.
b)       Transônico.
c)       Hipersônico.
d)       Subsônico.

MAT. DE AVIAÇÃO E PROCESSOS – AVALIAÇÃO 01
Marque a alternativa correta:
01)    QUEM IDENTIFICA OS PRENDEDORES DE DESCONEXÃO RÁPIDA?
a)       O fabricante.
b)       O usuário.
c)       A empresa  que opera a aeronave.
d)       São identificados pelo fabricante e pela designação dos tamanhos.
Resp. Os prendedores de desconexão rápida são usualmente identificados por nomes dados pelo fabricante e pela designação dos tamanhos. 6-1 – alt. D

02)    EM QUE PARTES DA AERONAVE SÃO USADOS DISPOSITIVOS DE FIXAÇÃO RÁPIDA?
a)       Nas tampas dos tanques de combustível.
b)       Nas portas de emergência.
c)       Partes que devem ser removidas com freqüência.
d)       Entrada de ar do motor.
Res. Partes da aeronave que devem ser  separadas e conectadas com intervalos freqüentes. 6-1 – alt. C

03)    QUAL O TIPO DE FIXAÇÃO USADO EM AVIAÇÃO QUANDO SE NECESSITA GRANDE FIRMEZA?
a)       Parafusos do tipo bolt.
b)       Rebites chery.
c)       Parafusos do tipo screw.
d)       Dzus.
Res. Existem dois tipos de parafusos: os utilizados em mecânica ( bolts ) geralmente quando se necessita grande firmeza; e os ...6-1 – alt. A

04)    PARAFUSOS DO TIPO SCREWS, ( rosca soberba )  USAM PARA SUA FIXAÇÃO:
a)       Porcas de alumínio banhadas em cádmio.
b)       Porca castelo com contrapino.
c)       Arame de freno.
d)       Um orifício próprio ou diretamente no material.
Res. O parafuso para mecânica ( bolt ), geralmente tem uma porca atarraxada para completar o conjunto, enquanto que o de rosca soberba  pode ser introduzido em um orifício próprio para ele; ou, diretamente no material a ser fixado.6-1. – alt. D

05)    PARAFUSOS DE AERONAVES SÃO FABRICADOS COM DOIS TIPOS DISTINTOS DE ROSCA: 
a)       AC  e DC.
b)       SCREW e BOLT.
c)       NC e NF.
d)       POSTIÇA E FIXA.
Res.  NC ( AMERICAN NATIONAL COARSE ) série de filetes grossos e NF ( AMERICAN NATIONAL FINE ) série de filetes finos.  6-1 – alt. C

06)    TENDO OS TIPOS NC E NF, QUAL DELES  SERIA MAIS INDICADO PARA O USO  EM AERONAVES E MOTORES?
a)       NF.
b)       HELI-COIL.
c)       AUTO FRENO.
d)       SCREW.
Res.  ( AMERICAN NATIONAL FINE ) série de filetes finos destinados ao uso geral em aeronaves e motores. 6-1 – alt. A

07)    CONSIDERANDO-SE O FATOR CORROSÃO, OS PARAFUSOS SÃO EM GERAL FEITOS DE AÇO BANHADO EM CÁDMIO, PORÉM, PORCAS DE LIGA DE ALUMÍNIO TAMBÉM PODEM SER USADAS. EM QUE TIPO DE AERONAVE ESSAS PORCAS DE ALUMÍNIO NÃO DEVEM SER COLOCADAS ?
a)       Em helicópteros com motor convencional.
b)       Em aviões supersônicos.
c)       Em aeronaves terrestres.
d)       Em aeronaves marítimas.
Res. As porcas de liga de alumínio podem ser usadas com os parafusos de aço banhados em cádmio, que sofram cargas de cizalhamento, em aeronaves terrestres: mas não poderão ser usadas em aeronaves marítimas, devido a possibilidade de corrosão entre materiais diferentes. 6-3 – alt. D

08)    PARAFUSOS, QUANTO AO MATERIAL DO QUAL SÃO FABRICADOS, DEVEM SER APROPRIADOS À ROTINA DE TRABALHO QUE SOFRERÃO. EM QUE SITUAÇÃO PARAFUSOS E PORCAS DE LIGA DE ALUMÍNIO NÃO DEVEM SER USADOS ?
a)       Partes do revestimento.
b)       Fixação de acessórios.
c)       Partes removidas com freqüência.
d)       Porta mapas.
Res. Os parafusos  e as porcas de liga de alumínio não são usados quando tiverem que ser removidos repetidamente. 6-3 – alt. C

09)    COMO  OS PARAFUSOS SÃO IDENTIFACADOS ?
a)       Pela cor.
b)       Pelo tamanho.
c)       Pela porca.
d)       Pela cabeça, fixação e material.
Res.  Os parafusos podem ser identificados pelo formato da cabeça, método de fixação, material usado na fabricação ou emprego determinado. 6-3 – alt. D

10)    QUANDO  SE TEM A DENOMINAÇÃO DE UM PARAFUSO : ALPP H T 8 8 . QUAL O SIGNIFICADO DA LETRA H  ?
a)       Indica sem folga.
b)       Indica o aperto.
c)       Indica sem folga.
d)       Indica o material.
Res.  Classe de ajuste : H = sem folga  -  N = com folga. 6-6 – alt.

11)    AINDA REFERENTE  À QUESTÃO ACIMA, QUAL O SIGNIFICADO DE “ ALPP “ ?
a)       Significa o tipo de material.
b)       Significa o tipo de cabeça.
c)       Significa o acabamento.
d)       Significa a tolerância.
Res. Tipo de cabeça. ALPP = Cabeça universal. 6-6 – alt. B

12)    QUAL A FINALIDADE DAS RANHURAS EXISTENTES NAS PORCAS DO TIPO CASTELO?
a)       Acomodam o contrapino.
b)       Dão passagem para um parafuso.
c)       Servem como molas.
d)       Identificam a peça.
Res. Ranhuras ( chamadas castelo ) na porca, são destinadas a acomodar um contrapino ou arame de freno para  segurança. 6-7 – alt . A

13)    PORCAS DO TIPO “ ELASTIC STOP “ SÃO CLASSIFICADAS COMO:
a)       Porca castelo.
b)       Porca de alumínio.
c)       Porca auto-freno.
d)       Porca sólida.
Res.  Elastic stop é um tipo de porca auto-freno. 6-9 – alt. C
14)    O TIPO DE PORCA MENCIONADO NA QUESTÃO ANTERIOR ( ELASTIC STOP ) TEM COMO ELEMENTO DE FRENAGEM:
a)       Arame de freno.
b)       Contrapino.
c)       Pingo de solda.
d)       Colar de fibra.
Res. É uma porca padrão, com altura aumentada para acomodar  um colar de fibra para frenagem. 6-9 – alt. D

15)    QUAL O TIPO DE PORCA UTILIZADA EM PARAFUSOS SCREW ?
a)       Porcas de alumínio.
b)       Porcas de aço.
c)       Porca castelo.
d)       Porcas de chapa.
Res. As porcas de chapa são usadas com parafusos de rosca soberba. 6-10 – alt . D

16)    QUANDO SÃO UTILIZADAS ARRUELAS DE FRENO ?
a)       Quando o parafuso está muito curto.
b)       Quando a rosca está desgastada.
c)       Em motores muito quentes.
d)       Onde as porcas auto-freno ou casteladas não podem ser usadas.
Res. Tanto arruela de freno A N 935 quanto a  A N 936 , são usadas com parafusos de máquinas ou parafusos de aviação, onde as porcas auto-freno  ou castelada não devem ser instaladas. 6-11 – alt. D

17)    QUAL A FINALIDADE DAS ARRUELAS PLANAS
a)       Frenam o parafuso.
b)       Melhoram o apoio e atuam como calço.
c)       Evitam a carrosão.
d)       Diminuem a vibração.
Res. Elas proporcionam uma superfície plana de apoio e atuam como calço, para obter uma correta distância para conjunto porca parafuso. 6-11 – alt. B

18)    COMO DEVE SER FEITO O REPARO DE UMA ROSCA INTERNA?
a)       Colocando um parafuso maior.
b)       Passando um “ macho “
c)       Usando roscas postiças.
d)       Fazendo outro furo.
Res. Substituição de buchas e instalação de roscas postiças Heli-Coils. 6-17 alt. C

19)    EM QUE SÃO UTILIZADOS  PRENDEDORES DE ABERTURA RÁPIDA ?
a)       Janelas de inspeção e outros painéis removíveis.
b)       Partes de fibra de vidro.
c)       Comandos de vôo.
d)       Esticadores de cabos.
Res. São usados para fixar janelas de inspeção, portas e outros painéis removíveis da aeronave. 6-21. Alt.A

20)    QUAIS OS TIPOS MAIS COMUNS DE PRENDEDORES RÁPIDOS ?
a)       Braçadeiras de nylon.
b)       Dzus, Camloc e Airloc.
c)       Fitas metalizadas.
d)       Grampos de aço.
Res. Os mais comuns são: Dzus, Camloc e Airloc. 6-21.alt. B

21)    QUAL A MANEIRA MAIS USADA PARA SE TRANSMITIR OS MOVIMENTOS DE COMANDOS DE VÔO EM UMA AERONAVE ?
a)       Comandos hidráulicos.
b)       Comandos elétricos.
c)       Hastes de comando.
d)       Cabos de comando.
Res. Cabos são os meios mais amplamente utilizados para acionamento das superfícies primárias de vôo. 6-23 alt. D

22)    QUAL A MAIOR DESVANTAGEM ENCONTRADA NOS CABOS DE COMANDO ?
a)       Precisam ser lubrificados a cada 50 horas.
b)       Deve-se ajustar a tensão.
c)       Arrebentam com freqüência.
d)       Corroem o alumínio.
Res. A tensão deve ser ajustada freqüentemente  devido ao  esforço e as variações de temperatura. 6-23 – alt. B

23)    QUAL O MÉTODO MAIS UTILIZADO NA JUNÇÃO E UNIÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO ?
a)       Rebites.
b)       Parafusos screws.
c)       Parafusos bolts.
d)       Arames de freno.
Res.  REBITES. Este é o método mais utilizado na junção e união de ligas de alumínio. 6-29. Alt. A

24)    FALANDO DE REBITES, O QUE É UMA “ CABEÇA DE OFICINA “ ?
a)       Chefe da manutenção.
b)       Rebite de cabeça escarriada.
c)       Rebite reutilizado.
d)       Extremidade do rebite que é amassada.
Res. A segunda cabeça pode ser formada, tanto manualmente como por meio de equipamento pneumático: e é chamada de cabeça de oficina ou contracabeça. 6-29. Alt. D

25)    COMO SE FAZ O TRAVAMENTO DE BUJÕES DE ÓLEO, TORNEIRAS E VÁLVULAS ?
a)       Com arame de freno.
b)       Com contrapino.
c)       Com braçadeiras de nylon.
d)       Com colas especiais.
Res. Estas unidades são frenadas  como mostra  a figura 6-26. No caso  do bujão de óleo, o arame de freno está preso a cabeça de um parafuso próximo. 6-26. Alt. A

26)    COMO SE EVITA QUE CONECTORES ELÉTRICOS, QUANDO SUBMETIDOS A SEVERAS VIBRAÇÕES, VENHAM A SE SOLTAR ?
a)       Amarrar com fita adesiva ( metalizada ).
b)       Deve se frenar os conectores.
c)       Colocar um contrapino atravessando o conector.
d)       Colocar isopor ou borracha entre o conector e as chapas da aeronave para amortecer as vibrações.
Res.  A proteção indicada, para evitar essa ocorrência, é a frenagem com arrame. 6-26. Alt. B

27)    QUAIS OS MÉTODOS DE FRENAGEM PARA ESTICADORES DE CABOS DE COMANDO ?
a)       Clip e Clamp.
b)       Clamp e freno.
c)       Clip e freno.
d)       contrapino.
Res.  Frenagem de esticadores: (A) método “ clip “ de travamento: (B) método frenagem com arrame.
6-27. alt .C

28)    REBITES DE ALUMÍNIO PURO ( 1100 ) SÃO USADOS PRINCIPALMENTE EM:
a)       Partes sujeitas a corrosão.
b)       Partes que requerem grande resistência.
c)       Unir chapas de aço.
d)       Partes que não requerem grande resistência.
Res.  Todas as partes em que a resistência não é um fator a ser considerado. 6-30. Alt D

29)    O REBITE 2117 – T  ( REBITE DE CAMPO )  É O MAIS USADO NA REBITAGEM EM  ESTRUTURAS DE LIGAS DE ALUMÍNIO.  QUAL A QUALIDADE PRINCIPAL DESSE REBITE ?
a)       Está pronto para o uso.
b)       Tem grande resistência.
c)       Depois de aquecido, deve ser usado em meia hora.
d)       Pode ser guardado na geladeira por 10 dias.
Res. Está pronto para o uso, não requerendo nenhum tipo de preparação térmica ou quimica.6-30. Alt A

30)    SE A CAMADA DE PROTEÇÃO DE UM REBITE  É IDENTIFICADA PELA COR, UM REBITE AMARELO INDICA QUE SUA COBERTURA É:
a)       Manganês.
b)       Alumínio puro.
c)       Tungstênio.
d)       Cromato de zinco.
Res.  Um rebite coberto com cromato de zinco é amarelo . 6-31. Alt. D

AVALIAÇÃO DE TUBULAÇÕES E CONEXÕES

1. As tubulações são testadas para resistirem:
a)       Somente a proteção de operação
b)       A pressão atmosférica
c)       Muitas vezes a pressão de operação
d)       Uma vez e meia a pressão de operação

2. O fabricante ao realizar uma escolha de uma tubulação para uso em aeronave levará em conta os seguintes aspectos:
                a)   maneabilidade, resistência a corrosão e baixo peso
                b)  dureza, rusticidade e tenacidade
                c)   maneabilidade, endurecimento e fragilidade
                d)  dureza, resistência e preço

3. Quando ocorrer a substituição de uma tubulação, esta deverá ser:
                a)     Por outra de material semelhante
                b)    Por outra nova existente no estoque apesar de ser um pouco mais comprida
                c)     Por outra de mesmo formato
                d)    Por outra de mesmo material e de mesmo formato

4. Os métodos empregados para identificação dos metais utilizados na confecção de tubos são:
a)       Teste do imã, ácido nítrico e limo
b)       Teste da lixa, ácido nítrico
c)       Teste do ácido sulfúrico e imã
d)       Teste do imã e ácido nítrico

5. As tubulações de aço resistente a corrosão
                a)     Devem ser recozidas para flangear
                b)    Não devem ser recozidas para flangear
                c)     Nunca são utilizadas em linhas de sistema hidráulico
                d)    São confeccionadas em aço carbono
               
6. As tubulações de metal são medidas pelo diâmetro......................., sendo indicadas a cada ............  de polegada.
                a)     Interno,     1/16
                b)    Externo,    1/16
                c)     Interno,     1/8
                d)    Externo,    1/8

7. Quanto ao ângulo das conexões podemos dizer que:
a)       AN tem 37°
b)       AN tem 35°
c)       AC tem 37°
d)       AC e AN são iguais

8. A Mangueira que possui indicação adequada para uso com o fluido hidráulico Skydrol é confeccionada da borracha sintética:
                a)     Buna-N
                b)    Buna-S
                c)     Butyl
                d)    Neoprene

9. Tubulações flexíveis são usadas nos sistemas para conectar partes:
a)       Estacionárias
b)       Que apenas vibrem muito
c)       Móveis com partes estacionárias, em locais sujeitos a vibração, ou onde uma grande flexibilidade é necessária
d)       Estacionárias em que não haja necessidade de uma pequena flexibilidade

10. A medida das mangueiras flexíveis é determinada pelo seu:
a)       Diâmetro externo
b)       Diâmetro interno
c)       Comprimento
d)       b  e  c  são corretas

11. Com respeito à mangueira de teflon podemos dizer que:
a)       É compatível somente com SKYDROL
b)       Não pode ser usada com derivados de petróleo
c)       Resiste a uma temperatura de – 10°C à 500°C
                d)    Período de estocagem e de serviço são praticamente ilimitados

12. Neoprene é um composto de ............................  que tem uma base de acetileno
a)       Borracha sintética
b)       Borracha vegetal
c)       Resina de tetrafluoretileno
d)       Uso múltiplo

13. As cores que identificam as linhas do sistema de combustível e lubrificação são respectivamente:
a)       Vermelho e preto
b)       Verde e amarelo
c)       Amarelo e azul
d)       Vermelho e amarelo

14. As conexões AN de aço e alumínio são coloridas de .......................... respectivamente:
a)       Cinza e amarelo
b)       Azul e cinza
c)       Preto e azul
d)       Azul e preto

15. Quais os diâmetros dos tubos que poderão ser dobrados à mão?
a)       7/16” ou menos
b)       1/4” ou mais
c)       1/4” a  1/2”
d)       abaixo  de 1/4”

16. Os acoplamentos de desconexão rápida são frequentemente instalados em:
                a)   locais onde seja necessário o desacoplamento de linha para inspeção e manutenção
                b)  locais com tubulação rígida
                c)   locais com tubulação flangeada simples
                d)  locais com tubulação flangeada dupla

17. Qual a tolerância para um amassamento ao longo de um tubo?
a)       Menor que 20% do diâmetro e fora da curva
b)       Maior que 20% do diâmetro e somente na curva
c)       20% em todos os casos
d)       10% fora das curvas

18. Quanto à instalação de uma mangueira, podemos dizer que:
a)       Poderá estar esticada entre duas conexões
b)       Deverá estar completamente retorcida para permitir o perfeito encaixe entre as conexões
c)       Poderá ser reto dependendo do material com que é confeccionado
d)       Nunca poderá estar esticada, sendo mantida uma liberdade de movimento, quando sob pressão

19. Para uma boa instalação de um tubo sem flange deve-se:
a)       Apertar a porca com a mão, até que haja resistência ao aperto
b)       Apertar apenas com a chave
c)       Girar o tubo, incessantemente, para que a força seja bem distribuída
                d)    Forçar o tubo para o seu lugar com o torque na porca

20. Aplica-se o aperto correto em um tubo rígido com flange por meio da aplicação de:
a)       Alicate de pressão
b)       Alicate de freno
c)       Torquímetro
d)       Chave de tubo

21. Quanto aos tubos flexíveis pode-se dizer que:
a)       São feitos apenas para partes que se movimentam
b)       O raio mínimo de curva varia de acordo com as medidas, a construção do tubo e a pressão de operação
c)       Devem ser conectados em um conector flangeado tipo AC
d)       Todos têm malha de aço

22. Quanto à resistência da mangueira de TEFLON podemos dizer que:
a)       Resiste ao SKYDROL
b)       Resiste aos derivados de petróleo
c)       Resiste a uma variação de temperatura de – 54°C à  230°C
d)       Todas estão corretas

23. Quais os materiais compatíveis com derivado de petróleo e possui excelente resistência a abrasão?
a)       BUNA-N
b)       BUTYL
c)       NEOPRENE
d)       SOMENTE O TETRAFLUORETILENO (TFE) - TEFLON

24. Quais aspectos são diferentes entre as conexões AC e AN?
a)       Ângulo, gola, rosca, cor, comprimento
b)       Não são diferentes
c)       Somente ângulo e cor
d)       Somente ângulo e rosca

25. Como serão corrigidas as imperfeições de um flange incorreto?
a)       Substituindo-se a conexão
b)       Dando um maior aperto na porca
c)       Confeccionando-se um novo tubo com flange perfeito
d)       Confeccionando-se um tubo com maior grau nas dobras

26. Um flange torto ou inclinado é resultado de:
a)       Um tubo feito de cobre
b)       Um tubo cortado fora do esquadro
c)       Um aquecimento de 30°C na confecção do flange
d)       Um tubo confeccionado fora do diâmetro

27. Com que finalidade são anodizadas as conexões de liga de alumínio?
a)       Para se evitar a corrosão de contato
b)       Para ser evitado o amassamento
c)       Para se diminuir a pressão no interior do tubo
d)       Para se aumentar a resistência externa contra arranhões

28. Os testes das mangueiras usando-se gás serão executados com as mesmas imersas em:
a)       Água
b)       Cloro
c)       Óleo
d)       Ácido nítrico

29. As tubulações flexíveis deverão estar protegidas contra:
a)       Fluído hidráulico MIL-H-5606
b)       Água fria
c)       Excessiva temperatura
d)       Temperatura abaixo de 0°C

30. Quais as vantagens do flange duplo?
a)       Veda melhor e é resistente ao cisalhamento
b)       Veda melhor, porém é frágil
c)       É mais resistente, mas não veda tão bem
d)       Não existe

31. Quando uma mangueira está sob pressão ela sujeita ao(s) seguinte(s) esforço(s) de operação:
a)       Distende-se em comprimento apenas
b)       Dilata-se em comprimento e o diâmetro se mantém
c)       Diminui-se em diâmetro e dilata-se em comprimento
d)       Dilata-se em diâmetro e contrai-se no comprimento

32. Levando-se em consideração que as conexões flexíveis estão sujeitas ao aperto das braçadeiras ou a um processo de assentamento, que cuidado deve ser observado?
a)       Um reaperto de 2 voltas nas braçadeiras
b)       Um reaperto de 1 volta nas braçadeiras
c)       Não existe outro procedimento
Um cheque de verificação durante alguns dias depois da instalação


ELETRICIDADE 02


33. É considerada fonte auxiliar de energia nas aeronaves
  a)Gerador
b) Bateria
c) Inversor
d) Alternador
(B)

34.As células de uma bateria são conectadas em:
a)Série.
b)Paralelo.
c)Série/Paralelo.
d)Só há uma célula.
(A)

35. Qual a voltagem de uma célula de bateria sem carga:
a) 28 volts.
b) 14 volts.
c) 2.4 volts.
d) 2.2 vots.
(D)

36.Qual a unidade utilizada para representar a armazenagem da bateria:
a) Ampére/Hora.
b) Volts.
c) Amperes.
d) Volts/Hora.
(A)

36.Na recarga da bateria no avião, quem mantém a voltagem constante é:
a) Gerador.
b) Alternador.
c) Regulador de voltagem.
d) Amperímetro.
(C)

37.Quando se deve adicionar água em uma bateria níquel/cádmio?
a) Antes da carga.
b) Durante a carga.
c) Sempre que estiver acima das placas.
d) Depois da carga.
(D)

36.O processo de colocar um curto em toda a célula das baterias de níquel/cádmio, a fim de obter balanceamento de zero potencial é:
a) Descarga.
b) Recarga.
c) Equalização.
d) Carga invertida.
(C)

37. O fusível é um:
a) Resistor variável.
b) Protetor térmico.
c) Dispositivo de proteção.
d) Dispositivo de controle.
(C)






38.É usado para ligar ou desligar um fluxo de corrente:
a) Fusível.
b) Chave ou interruptor.
c) Protetor térmico.
d) Quebra circuito.
(B)

39.O que é uma chave “Push – Button”?
a) Chave para contato momentâneo.
b) Chave com dois pólos e duas posições.
c) Chave rotativa.
d) Chave toggle.
(A)

40.Efeito da corrente elétrica nos cristais é chamado de efeito:
a) Eletromagnético.
b) Termoelétrico.
c) Eletroquímico
d) Piezoelétrico.
(D)

41.Quem mantém o ponteiro na posição de início:
a) Mola.
b) Íma.
c) Bobina móvel.
d) Ponta da agulha.
(A)

42.Em que sistema de medição é usado um shunt em paralelo com a bobina do indicador de um multímetro:
a) voltímetro.
b) Amperímetro.
c) Ohmímetro.
d) Wattímetro.
(B)

43.Que instrumento mede Resistência de isolação?
a) Ohmimetro.
b) Multímetro.
c) Voltímetro.
d) Megometro.
( D)

44.Em um sistema de resistores em paralelo, se um resistor abrir, um amperímetro colocado na saída da bateria indicará:
a) Diminuição da corrente.
b) Aumento da corrente.
c) Não variará.
D  ) Dobrará a corrente.
(A)
45.Qual a freqüência CA usada na aviação:
a) 110 ciclos.
b) 300 ciclos.
c) 60 ciclos.
d) 400 ciclos.
(D)

46.Na regra da mão esquerda para geradores, o dedo indicador é usado para indicar:
a) Sentido das linhas de força magnética n/s.
b) Movimento do condutor.
c) F.E.M. induzida.
d) Não se usa o indicador.
                                                                     (A)

47.Qual fator não altera o valor da F.E.M induzida:
a) Intensidade campo magnético.
b) Quantidade de fio.
c) Espessura do fio.
d) Velocidade rotação.
(C)

48.Quantidade de ciclos repetidos por segundo é chamada de:
a) Alternação.
b) Freqüência.
c) Pólo.
d) Corrente.
(B)
49.O valor máximo de uma senóide ocorre:
a) 0 º e 180º
b) 90º e 270º
c) 45º e 135º
d) Multiplicando osx valor efetivo  por 1.41
(B)

50.A voltagem induzida em uma bobina é conhecida como:
a) Corrente alternada.
b) Indutância.
c) Fluxo de corrente.
d) Força contra eletro motriz.
(D)

51.A propriedade de uma bobina que se opõe ao fluxo de corrente é chamada de:
a) Indutância.
b) Força contra eletro motriz.
c) Valor efetivo.
d) Valor máximo.
(A)

52.Se conectarmos 2 indutores em série em um circuito, o indutor equivalente aos dois será:
a) A somo dos dois.
b) A divisão dos dois.
c) Igual a qualquer do dois.
d) Igual ao menor deles.
(A)





53.Reatância indutiva é:
a) Indução nos núcleos de ferro.
b) Associação de indutores.
c) Freqüência da corrente alternada.
d) Oposição ao fluxo de corrente.
(D)

54.Um capacitor bom:
a) Bloqueia CC deixa passar CA.
b) Bloqueia CA deixa passar CC.
c) Bloqueia CC e CA
d) Deixa passar CA e CC.
(A)

55.Num capacitor, o Dielétrico é:
a) O eletrodo.
b) Um não condutor que separa as placas.
c) A capacitância.
d) Condutor.
(B)

O FARAD é:
56.a) Energia elétrica acumulada.
b) Quantidade de capacitância.
c) Carga elétrica acumulada.
d) Equivalente a 6.28 X 10 18 de elétrons.
(B)

57.Que material possui a constante dilétrica (K) menor?
a) Baquelite.
b) Mica.
c) Vidro.
d) Ar.
(D)

58.A oposição ao fluxo de corrente no capacitor é chamada de:
a) Coulomb.
b) Farad.
c) Reatância capacitiva.
d) Constante Dielétrica.
(C)

PROVA DE PESO E BALANCEAMENTO
01- A finalidade principal do controle do peso e balanceamento das aeronaves é:
a)       A segurança.
b)       A manobrabilidade da aeronave.
c)       A eficiência do vôo.
d)       A autonomia da aeronave.
A - (3-1)

02- Qual é a finalidade secundária do controle de peso e balanceamento das aeronaves?
a)       É a segurança.
b)       É a manobrabilidade da aeronave.
c)       É a eficiência do vôo.
d)       É a autonomia da aeronave.
C – (3-1)

03- Quando devem ser determinados o peso vazio e o correspondente C.G. de uma aeronave?
a)       Quando acidentada.
b)       Após cada vôo.
c)       Na época da homologação da mesma.
d)       Diariamente.
C – (3-1)

04- É a distância entre o fulcro e qualquer objeto:
a)       Momento.
b)       Braço de alavanca.
c)       Peso.
d)       Tara.
B – (3-1)

05- É um plano vertical imaginário, a partir do qual, todas as medidas são tomadas horizontalmente para fins de balanceamento com a aeronave em atitude de vôo nivelado:
a)       Plano de simetria.
b)       Plano de rotação. 
c)       Plano de vôo.
d)       Plano de referência.
D – (3-2)
06- É o ponto sobre o qual os momentos de nariz pesado, ou de cauda pesada, são exatamente iguais em magnitude:
a)       Centro de pressão(cp).
b)       Ponto de equilíbrio(ce).
c)       Centro de gravidade(cg).
d)       Centro de peso(cp).
C – (3-3)


07- Inclui todos os equipamentos operacionais que possuem localização fixa e, que estejam realmente instalados na aeronave. Este peso inclui o peso da célula, grupo motopropulsor, equipamentos necessários, lastro fixo, fluido hidráulico, óleo e combustível residuais:
a)       Peso de combustível zero.
b)       Peso vazio.
c)       Carga útil.
d)       Peso máximo.
B – (3-4)

08- É determinado(a) pela subtração do peso bruto máximo permissível pelo peso vazio:
a)       Peso de combustível zero.
b)       Peso vazio.
c)       Carga útil.
d)       Peso máximo.
C – (3-4)

09- É o peso máximo permissível de uma aeronave carregada sem combustível:
a)       Peso de combustível zero.
b)       Peso vazio.
c)       Carga útil.
d)       Peso máximo.
A – (3-6)

10- É um peso que se coloca na aeronave, para se obter o balanceamento do CG desejado:
a)       T.A.R.A.
b)       Célula.
c)       Carga.
d)       Lastro.
D – (3-16)

11- São indicadores de tensão, que refletem a carga imposta sobre elas pela aeronave, em termos de variação de voltagem. Esta variação é indicada em uma escala, que é calibrada para apresentar a leitura em libras:
a)       Células de carga.
b)       Célula da aeronave.
c)       Celulóide.
d)       T.A.R.A.
A – (3-20)

12- É considerado(a) como parte do peso vazio da aeronave:
a)       Combustível utilizável.
b)       Combustível drenável.
c)       Combustível residual.
d)       Combustível mínimo.
C – (3-8)



13- Com relação à maioria dos aviões, os helicópteros têm o passeio do CG:
a)       Em igual condição.
b)       Menos restrito.
c)       Mais restrito.
d)       Mais variado.
C – (3-20)

14- Em que é baseada a carga de combustível mínimo para uma aeronave pequena, com motor convencional, para fins de balanceamento?
a)       No consumo específico.
b)       No consumo bruto.
c)       Na potência do motor.
d)       No fluxo de combustível.
C – (3-6)

15- É a quantidade de óleo, apresentada como a capacidade de óleo nas especificações da aeronave:
a)       Óleo utilizável.
b)       Óleo residual.
c)       Óleo Total.
d)       Óleo remanescente.
C – (3-7)

16- É uma especificação que inclui os pesos de todos os itens extras; tais como macacos e calços, sobre a plataforma da balança de pesagem; exceto o peso do item que estiver sendo pesado:
a)       T.A.R.A.
b)       Lastro.
c)       DATUM.
d)       ATA 100.
A – (3-7)

17- São uma tentativa de carregar uma aeronave, de modo a criar a condição de balanceamento mais crítica, e ainda mantê-la dentro dos limites do CG do projeto da aeronave:
a)       Balanceamento.
b)       Pesagem.
c)       Verificações de carregamento.
d)       Verificações de c.g.
C – (3-14)

18- Qual é o tipo de medida usada para designar o braço, no cálculo de peso e balanceamento?
a)       Distância.
b)       Peso.
c)       Peso/distância.
d)       Galões.
A – (3-2)


19- Se a linha referencial do plano de referência for colocada no nariz de uma aeronave, em lugar da parede de fogo, ou em algum outro lugar à frente do nariz,
a)       As medidas do braço serão números negativos.
b)       As medidas do braço serão números positivos.
c)       A medida do braço terá números negativos e positivos.
d)       N.D.A.
B – (3-2)

20- A quantidade de combustível usada para a computação de peso vazio e CG correspondente é:
a)       Tanques de combustível vazios.
b)       Combustível utilizável.
c)       A quantidade de combustível necessário para meia hora de operação.
d)       Combustível residual.
D – (3-4)

21- Os dados de peso e balanceamento podem ser obtidos das fontes seguintes, exceto:
a)       Especificações da aeronave.
b)       Limitações operacionais da aeronave.
c)       Manual de manutenção da aeronave.
d)       Manual de vôo da aeronave.
C – (3-2)

22- Na indicação do braço, um número precedido do sinal negativo indica:
a)       Uma posição à esquerda do plano de referência.
b)       Uma posição à esquerda da parede de fogo.
c)       Uma posição à frente do plano de referência.
d)       Uma posição para trás da parede de fogo.
C – (3-2)

23- Qualquer peso adicionado à aeronave, em qualquer lado do plano de referência será:
a)       Negativo.
b)       Positivo.
c)       Depende do lado do plano.
d)       Zero.
C – (3-3)

24- A sigla “CAM” significa:
a)       Corda média da asa.
b)       Corda aerodinâmica média.
c)       Corda auto-medida.
d)       Control of aircraft maintenance.
B – (3-5)
25- É o resultado da multiplicação de um peso pelo seu braço:
                a) CG.
b) Momento.
c) Datum.
d) Instante.
B – (3-3)
26- Fazem parte da carga útil, exceto:
                a) Piloto.
                b) Tripulação.
                c) Lastro fixo.
                d) Bagagem.
                C – (3-4)

27- É a distância compreendida entre os limites dianteiro e traseiro do CG, indicado na Especificação da Aeronave ou nas Folhas de Dados de Certificação de Tipo:
                a) Passeio do GGPV.
                b) Passeio do CG.
                c) Passeio do Lastro.
                d) Passeio do CG operacional.
                D – (3-4)

28- O ponto sobre a balança na qual o peso está concentrado, é chamado de:
                a) Ponto de CG.
                b) Ponto de escape.
                c) Ponto de pesagem.
                d) Ponto de CGPV.
                C – (3-5)


AVALIAÇÃO – FERRAMENTAS

Marque a alternativa correta:
01)    Como se chama a ferramenta que é usada para abrir roscas?
a)       Broca.
b)       Macho.
c)       Fêmea.
d)       Cossinete.
R – Alt. B – Macho. Pag. 21.

02)    Qual das ferramentas que têm  sua medida determinada pelo peso da cabeça?
a)       O alicate.
b)       A lima.
c)       A broca.
d)       O martelo.
R – Alt. D – Martelos de cabeça metálica têm suas medidas de acordo com o peso da cabeça. Pag. 1

03)    O macho é a ferramenta usada para abrir roscas de que tipo?
a)       Internas.
b)       Externas.
c)       Paralelas.
d)       Soberbas.
R – Alt. A – Roscas internas. Pag. 21.

04)    Qual é o tipo de ferramenta que abre roscas externas?
a)       Macho de gaveta.
b)       Muito macho.
c)       Cossinete.
d)       Macho cônico.
R – Alt. C – Cossinete. Pag. 21.

05)    Martelos de face macia não devem ser utilizados em que tipos de serviços?
a)       Trabalhos grosseiros.
b)       Apenas em metais macios.
c)       Ajuste de em peças de borracha.
d)       Nenhuma das anteriores.
R – Alt. A – Os martelos macios não devem ser usados em trabalhos grosseiros. Pag. 1

06)    O tipo de macho cônico pose ser exclusivamente usado quando:
a)       O furo atravessar toda a peça.
b)       O furo for pequeno.
c)       Para trabalhos rápidos.
d)       Para peças em alumínio.
R – Alt. A – Quando o furo atravessar toda a peça. Pag. 21.

07)    Quais são os dois tipos mais comuns de parafusos com encaixe na cabeça?
a)       Fenda e sextavado.
b)       Fenda e alen.
c)       Phillips e fenda.
d)       Phillipis e Reed and Prince.
R – Os dois tipos de parafusos com encaixe na cabeça de uso mais comum são o Phillipis e o Reed and Prince. Pag. 2.

08)    Ferramenta semelhante ao martelo, porém com cabeça de madeira, chama-se:
a)       Marreta.
b)       Macete.
c)       Martelo de pena.
d)       Martelo leve.
R – Alt. B – O macete é uma ferramenta semelhante ao martelo com cabeça feita de madeira. Pag. 1








09)    Dos tipos de chave de fenda para um mesmo parafuso, qual vai proporcionar uma maior firmeza?
a)       A de menor haste.
b)       A de haste curva.
c)       A de encaixe.
d)       A de haste maior.
R – Alt. D – Quando se usa uma chave de fenda comum, a maior chave cuja haste dará uma boa fixação no parafuso, que deverá ser girado, deverá ser escolhida. Pag. 1

10)    Qual dessas ferramentas é uma chave de ação rápida?
a)       Martelo.
b)       Broca.
c)       Chave catraca.
d)       Chave de vela.
R – Alt. C – A  chave de fenda catraca ou espiral é de ação rápida. Pag. 2

11)    Como se determina o tamanho dos alicates?
a)       Pelo tamanho do bico.
b)       Pelo tamanho do cabo.
c)       Pela área de atuação.
d)       Pelo comprimento total.
R – Alt. D – O tamanho dos alicates é determinado pelo seu comprimento total. Pag. 2

12)    Quando se tem um espaço vertical de trabalho limitado para uma chave de fenda comum, qual ferramenta deve ser usada?
a)       Chave de ajuste.
b)       Chave em “Z”.
c)       Chave em “T”.
d)       Extensão.
R – Alt. B – Chave em “Z”. Pag. 2.

13)    Como as chama a parte do alicate que realmente entra em contato com a peça que está sendo manuseada?
a)       Cabo.
b)       Corpo.
c)       Mordente.
d)       Dente.
R – Alt. C – Mordente. Pag. 2.

14)    Ferramentas usadas para marcar centros de furo em chapas de metal:
a)       Extrator.
b)       Tocapinos.
c)       Alinhamento.
d)       Punção.
R – Alt. D - Os punções são usados para marcar centros de furos em chapas de metal. Pag. 2.

15)    Extrator é o nome dado a um tipo de:
a)       Punção.
b)       Cabo de força.
c)       Desentupidor.
d)       Pino.
R – Alt. A – Extrator é um tipo de p.. Pag. 3

16)    Quando se deseja fazer um furo passante numa junta de papel ou de amianto, usa se um ( uma ):
a)       tesoura.
b)       Punção furador.
c)       Punção vazador.
d)       Punção de ponta.
R – Alt. C – Punção vasador. Pag. 3.

17)    Para se retirar parte de um rebite que tenha ficado preso em uma peça se usa que tipo de punção?
a)       Punção extrator.
b)       Punção vasador.
c)       Punção de ponta.
d)       Punção de centro.
R – Alt. A - Punção extrator. Pag. 4.

18)    As chaves de boca, chaves de caixas, colar ou estrela e chaves soquetes são classificadas como:
a)       Chaves portáteis.
b)       Chaves de encaixe.
c)       Chaves ajustáveis.
d)       Chaves sólidas.
R – Alt. D – Chaves sólidas. Pag. 4

19)    Chaves sólidas são aquelas que:
a)       Não possuem nenhum tipo de ajuste.
b)       São especiais.
c)       São de medição.
d)       São para uso geral.
R – Alt. A – Chaves sólidas são aquelas que não possuem nenhum tipo de ajuste. Pag. 4

20)    A chave sólida que tem encaixes do tipo colar nas duas extremidades é chamada de:
a)       Chave de colar.
b)       Chave sólida.
c)       Chave combinada.
d)       Chave gêmea.
R – Alt. A – Chave de colar. Pag. 4.

21)    A chave sólida que tem em uma extremidade um encaixe de colar e na outra um encaixe de boca é chamada de:
a)       Chave de colar.
b)       Chave sólida.
c)       Chave combinada.
d)       Chave dupla.
R – Alt. C – Chave combinada. Pag. 4.

22)    Referente a micrômetro, como se chama a escala que torna possível a leitura direta da fração de uma divisão, indicada na escala do tambor.
a)       Escala Vernier.
b)       Escala convencional.
c)       Escala especial.
d)       Escala aeronáutica.
R – Alt. A – Escala Vernier. Pag. 20.






23)    Se comparados pelo processo de leitura entre um micrômetro em milímetros e um micrômetro em polegadas:
a)       É preciso usar tabela de conversão.
b)       O processo de leitura é o  mesmo.
c)       Não podem ser usados na mesma aeronave.
d)       Deve se consultar o manual de serviços.
R – Alt. B – O processo de leitura é o mesmo. Pag. 20.

24)    Qual é o tipo de micrômetro mais utilizado?
a)       Micrômetro para medidas internas.
b)       Micrômetro para durezas.
c)       Micrômetro para medidas externas.
d)       Todos esses tipos.
R – Alt. C – Micrômetro para medidas externas. Pag. 18.

25)    O paquímetro também é conhecida pelo nome de:
a)       Calibre Vernier.
b)       Escala Vernier.
c)       Medidor de dureza.
d)       Régua aeronáutica.
R – Alt. A – Calibre Vernier. Pag. 17

26)    São usados para desenhos de arcos e círculos, para transferir medidas e para medições de diâmetros:
a)       Calibre Vernier.
b)       Paquímetro.
c)       Micrômetro.
d)       Compasso.
R – Alt. D – Compassos. Pag. 16.

27)    Uma simples régua é considerada como uma ferramenta de precisão?
a)       Depende da escala.
b)       Sim.
c)       Depende da aferição.
d)       Depende do usuário.
R – Alt. B – Sim. Toda ferramenta de medição é considerada como de precisão.  Pag. 14.

28)    Ferramentas que cortam em forma cônica uma depressão ao redor de um furo:
a)       Broca.
b)       Punção.
c)       Macho.
d)       Escareadores.
R – Alt. D – Escareadores. Pag. 14.

29)    Ferramentas usadas para ajustar e alargar orifícios para uma medida exata:
a)       Broca.
b)       Alargadores.
c)       Macho.
d)       Escareadores.
R – Alt. B – Alargadores. Pag. 13.

30)    Ferramenta pontiaguda que é girada para executar furos:
a)       Broca.
b)       Punção.
c)       Macho.
d)       Escareadores.
R – Alt. A – Broca. Pag. 11

ELETRICIDADE BÁSICA & MOTORES E GERADORES


01- É considerada fonte auxiliar de energia nas aeronaves:
Gerador
Bateria
Inversor
Alternador
(B)

02- As células de uma bateria são conectadas em:
Série.
Paralelo.
Série/Paralelo.
Só há uma célula.
(A)

03- Na recarga da bateria no avião, quem mantém a voltagem constante é:
Gerador.
Alternador.
Regulador de voltagem.
Amperímetro.
(C)

04- O fusível é um:
Resistor variável.
Protetor térmico.
Dispositivo de proteção.
Dispositivo de controle.
(C)

05- O que é uma chave “Push – Button”?
Chave para contato momentâneo.
Chave com dois pólos e duas posições.
Chave rotativa.
Chave toggle.
(A)

06- Efeito da corrente elétrica nos cristais é chamado de efeito:
Eletromagnético.
Termoelétrico.
Eletroquímico
Piezoelétrico.
(D)

07- Que instrumento mede Resistência de isolação?
a)Ohmimetro.
 b)Multímetro.
c)Voltímetro.
d)Megometro.
(D)




08- Qual a freqüência CA usada na aviação:
a)110 hertz.
b)300 hertz.
c)60 hertz.
d)400 hertz.

09- Quantidade de ciclos repetidos por segundo é chamada de:
a)       Alternação.
b)       Freqüência.
c)       Pólo.
d)       Corrente.

10- Num capacitor, o Dielétrico é:
a)       O eletrodo.
b)       Um não condutor que separa as placas.
c)       A capacitância.
d)       Condutor.


11- O FARAD é:
a)       Energia elétrica acumulada.
b)       Quantidade de capacitância.
c)       Carga elétrica acumulada.
d)       Equivalente a 6.28 X 10 18 de elétrons.

12- O que é um retificador?
a)       Gerador AC.
b)       Gerador DC.
c)       Dispositivo para transforamr AC e DC.
d)       Moto gerador.

13- O núcleo do átomo é formado por:
a)       Prótons.
b)       Elétrons.
c)       Prótons e nêutrons.
d)       Elétrons e nêutrons.


14- Como são chamados os elétrons que participam das transferências de cargas?
a)       Elétrons de transferências .
b)       Elétrons livres.
c)       Elétrons de órbita externa.
d)       Elétrons e nêutrons.


15- Se eu aproximar um corpo de carga positiva com um de carga negativa, o que ocorre?
a)       Eles se atraem.
b)       Eles se repelem.
c)       Não ocorre nada.
d)       Equilibram as cargas.


16- Quem limita ou restringe a passagem de corrente é:
a)       A diferença  de potencial.
b)       A carga acumulada.
c)       A corrente elétrica.
d)       A resistência.


17- A bateria é uma fonte de energia:
a)       Mecânica.
b)       Química.
c)       Fotoelétrica.
d)       Térmica.
(B)

18- Se ligarmos duas pilhas em paralelo teremos em relação a uma única pilha:
a)       A mesma voltagem, a mesma corrente.
b)       O dobro da voltagem, a mesma corrente.
c)       A mesma voltagem, o dobro da corrente.
d)       O dobro da voltagem, o dobro da corrente.
(C)

19- Instrumento usado para medir resistência:
a)       Potenciômetro
b)       Amperímetro
c)       Ohmimetro
d)       Voltímetro


20- Um circuito alimentado por uma bateria de 24V, acende uma lâmpada  de 6 ohm de resistência de filamento. Qual a corrente que passa por esse circuito?
a)       3 A
b)       4 A
c)       144 A
d)       20 A
(

21- A potência elétrica da lâmpada acima será de:
a)       6W
b)       480W
c)       72W
d)       96W


22- A  resistência total de um circuito em série é:
a)       O dobro das resistências.
b)       A metade das resistências.
c)       A soma das resistências.
d)       Multiplicação das resistências.


23- O que é um potenciômetro?
a)       Medidor de potência.
b)       Carga da bateria.
c)       Resistor variável.
d)       Célula da bateria.


24- Se colocarmos um núcleo de ferro em uma bobina teremos:
a)       Um ímã permanente.
b)       Um eletroímã.
c)       Uma magnetita.
d)       Um pólo positivo.


25- Um pedaço de fio utilizado em um circuito, possui uma resistência de 10W. Se este fio fosse substituído por outro, do mesmo material e comprimento, porém com uma seção transversal reduzida pela metade, a resistência seria:
a)       20W.
b)       5W.
c)       10W.
d)       15W.


26- A lei de Ohm pode ser definida como:
a)       I = E2/R
b)       W = I2. R
c)       R = E/I
d)       I = R/E


27- O fusível é sempre ligado em:
a)       Paralelo com a carga.
b)       Série ou paralelo com a carga.
c)       Série com a carga.
d)       Paralelo com o circuito.


28- As instalações para aparelhos elétricos são feitas em paralelo a fim de:
a)       Economizar a potência consumida.
b)       Permitir o uso individual do aparelho sem que os demais entrem em funcionamento.
c)       Permitir o uso de fios de bitola pequena.
d)       Permitir o uso individual e diminuir a potência.


29- Num circuito, a corrente varia:
a)       Diretamente proporcional à resistência.
b)       Inversamente proporcional à resistência.
c)       A resistência não tem influência.
d)       Depende apenas da tensão da fonte.


30- De que maneiras a eletricidade estática pode ser produzida?
a)       Por contato e fricção.
b)       Por magnetismo e eletromagnetismo.
c)       Por contato, fricção ou indução.
d)       Por fricção ou indução.


31- Um gerador é uma máquina que transforma energia mecânica em energia elétrica, pela:
a)       Rotação.
b)       Indução eletromagnética.
c)       Capacitância.
d)       Geração espontânea.




32- Para se obter um gerador CC, de um gerador CA, Troca-se os anéis coletores por:
a)       Segmentos coletores.
b)       Escovas.
c)       Induzido.
d)       Indutor.


33- O gerador que produz corrente contínua é chamado de:
a)       Alternador.
b)       Dínamo.
c)       Gerador.
d)       Dinamotor.

34- Quando o rotor de um motor gira num campo magnético, uma voltagem é induzida em seus enrolamentos. Esta voltagem é chamada:
a)       Força eletromotriz
b)       Força eletrodinâmica.
c)       Força contra-eleromotriz.
d)       Força contra-eletrodinâmica.


35- A velocidade do motor pode ser controlada pela variação:
a)       Da corrente nos enrolamentos do campo.
b)       Da tensão nos enrolamentos do induzido.
c)       Da tensão no rotor.
d)       N.D.A.


36- Em geral, os motores ..... são mais econômicos do que os motores ......
a)       CC – CA.
b)       CA – CC.
c)       AD – DC.
d)       CA – AC.

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