sexta-feira, 8 de abril de 2011

resumo proteção contra fogo

RESUMO SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA FOGO

                “Zona de fogo”
É uma área ou região da aeronave que requer detecção e/ou equipamento de extinção e um alto grau de essencial resistência ao fogo.
                “Fixo”
Significa um sistema permanente em contraste com os sistemas portáteis.
Um sistema completo de proteção contra o fogo inclui tanto um sistema de detecção como um de extinção de fogo.
O fogo pode ser detectado nas ANV's por:
1.     detectores de superaquecimento;
2.     detectores de aumento da razão de temperatura;
3.     detectores de chama;
4.     observação da tripulação.
                Detectores de fumaça
São apropriados para monitorar área como o compartimento de bagagens.
Detectores de monóxido de carbono e do equipamento de coleta química detectam vapores de combustível.
                Métodos de detecção
1.     detectores de aumento da razão de temperatura;
2.     sensores de radiação;
3.     detectores de fumaça;
4.     detectores de monóxido de carbono;
5.     detectores de superaquecimento;
6.     detectores de vapores de combustível;
7.     detectores de fibra ótica;
8.     observação pela tripulação ou passageiros.
                Exigência de um sistema de detecção
Os sistemas de proteção contra fogo não confiam na observação pela tripulação como um método primário de detecção de fogo. Um sistema ideal deve incluir as seguintes características:
1.     Não acuse falsos alarmes durante o vôo;
2.     Rápida indicação e localização;
3.     Certeza da extinção do fogo;
4.     Indicação de reignição do fogo;
5.     Indicação contínua da duração do fogo;
6.     Possibilidade de teste elétrico;
7.     Resistentes a danos, água, vibração, óleo, temperatura extrema.
8.     Pouco peso e fácil montagem;
9.     Operados diretamente no sistema de força da ANV;
10.  Conter uma lâmpada de aviso (Master Caution) com indicação do local do fogo;
11.  Sistema individual para cada motor.
                Sistema de detecção de fogo
Instalados em locais onde há maior possibilidades de fogo:
                Sistema de interruptor térmico
Consiste de uma ou mais lâmpadas energizadas pelo sistema de força da ANV, e interruptores térmicos (disjuntores) que controlam a operação das lâmpadas. São unidades sensíveis ao calor que completam os circuitos elétricos a uma determinada temperatura, conectados em paralelo um com outro, mas em série com as luzes indicadoras.
O interruptor térmico fechará completamente o circuito da lâmpada indicadora de fogo ou da condição de superaquecimento.
Não existe um número certo de interruptores em cada circuito. Em algumas aeronaves, todos os interruptores estão ligados a uma única lâmpada.
Algumas luzes de alarme são do tipo “Press to test”(pressione para testar).
O circuito é alternado para incluir uma resistência em série com a lâmpada.
O sistema de interruptor térmico usa uma interruptor termostato bimetálico ou detector tipo “Spot”.
Cada unidade detectora consiste de um interruptor térmico bimetálico. A maioria dos detectores Spot são interruptores térmicos de terminal duplo.
                Sistema de par térmico
Opera por um princípio completamente diferente do sistema de interruptores térmicos. Depende da razão do aumento da temperatura e não dará o alarme quando um motor superaquecer lentamente ou quando ocorrer um curto-circuito.
                Detectores Fenwal Spot
São ligados em paralelo entre dois circuitos completos da fiação; pode resistir a uma falha no circuito elétrico ou um curto para a massa sem indicar falso alarme de fogo. No caso de fogo, o interruptor do detector Spot se fecha, completando o circuito de alarme.
A fiação do sistema pode ser dividida em:
1.     Circuito detector;
2.     Circuito de alarme;
3.     Circuito de teste
A caixa de relés contém dois relés: o relé sensível e o relé escravo. Os relés controlam as luzes de alarmes e os pares térmicos controlam a operação dos relés.
O circuito consiste de vários pares térmicos em série, uns com os outros e com o relé sensível.
O par térmico é constituído de dois metais diferentes que são o Alumel e o Constantam.
O ponto de junção dos dois metais é chamado de junção quente.
O número total de pares térmicos, usados em um circuito detector, depende das dimensões das zonas de fogo.
                               Sistema detector de circuito contínuo
Permite uma cobertura mais eficiente de uma área de perigo de fogo. Se ambas as junções forem aquecidas ao mesmo tempo, nenhuma voltagem será produzida. Em caso de fogo, a junção quente aquecerá mais rapidamente do que a junção de referência. A voltagem resultante causará um fluxo de corrente no circuito detector.
Quando a corrente for maior do que quatro miliamperes (0,004 ampéres). O relé sensível fechará e completará o circuito de força da aeronave. São sistemas de superaquecimento, unidades sensíveis ao calor que completam o circuito elétrico. Os dois tipos de detectores usados nos sistemas sensores contínuos são os sistemas Kidde e Fenwal.
No sistema contínuo, dois fios com uma camada de cerâmica especial, formando o núcleo de um tubo de Iconel. Um dos dois fios do sistema sensor Kidde é soldado nos terminais do tubo envolvente, atuando como “massa” interna. O outro permite um sinal de corrente, quando a cobertura de cerâmica dos fios altera a sua resistência com a mudança de temperatura.
A camada de cerâmica do detector Fenwal está embebida com um sal eutético, o qual possui características de reduzir rapidamente sua resistência elétrica quando o elemento sensor atingir a sua temperatura de alarme.
O sistema Fenwal usa um amplificador magnético como unidade de controle.
                Sistema de elementos contínuos
O sistema Lindberg consiste num tubo de aço inoxidável contendo um elemento discreto, processado para absorver gás em proporção ao ponto selecionado da temperatura de operação.
Quando há um aumento de temperatura, o gás se expande e ocorre a liberação dos gases, que causa um aumento de pressão e acionamento mecânico do interruptor do diafragma na unidade de resposta, ativando a luz de aviso e soando o alarme. Um interruptor de teste é usado para aquecer os sensores.
                Sistema de aviso de superaquecimento
São usados em algumas aeronaves para indicar as áreas de alta temperatura, que podem ser focos de incêndio. Normalmente localizados nos motores das aeronaves, onde, quando há uma condição de alta temperatura, o sistema aciona uma luz de aviso de fogo. Na maioria, o sistema é do tipo interruptor térmico.
                Classificação das zonas de fogo
Zona Classe A: grande quantidade de ar passando, com obstruções de formatos semelhantes; seção de força de um motor convencional.
Zona Classe B: grande quantidade de ar passando aerodinamicamente sem obstrução, tubos de troca de calor, escapamentos, compartimento de motores a turbina e as nervuras da célula cobertas com uma camisa a prova de fogo.
Zona Classe C: zonas com pouco fluxo de ar, como o compartimento de acessórios do motor, separado da seção de força do motor.
Zona Classe D: pouco ou nenhum fluxo de ar, como compartimentos das rodas e das asas.
Zona Classe X: zonas com grande fluxo de ar e construção complicada, onde dificulta a distribuição do agente extintor, zonas com profundas cavidades como as nervuras.

4 comentários:

  1. Ola Prof. EMERSON quero te dizer que gostei muito do seu material postado na net,e que foi de grande aproveito para minha aprovação na ANAC e esta sendo para os meus colegas de da avição.
    Mas eu gostaria que se fosse de seu interesse pastar mais material no modulo de GMP, ficarei grato....

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  2. Parabéns, me ajudou muito na prova .
    Nota 10

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  3. Parabéns, me ajudou muito na prova .
    Nota 10

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  4. Parabéns, me ajudou muito na prova .
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