sexta-feira, 8 de abril de 2011

resumo generalidades sobre instrumentos

RESUMO DE
GENERALIDADES SOBRE INSTRUMENTOS
OS INSTRUMENTOS SE CLASSIFICAM EM QUATRO GRUPOS:
*INSTRUMENTOS DE VÔO-VELOCÍMETRO,  ALTÍMETRO, INDICADOR DE SUBIDA E DESCIDA, INDICADOR DE CURVA E DERRAPAGEM, ACELERÔMETRO E MAQUÍMETRO.
*INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO-INDIVADOR DE CURSO (HSI), INDICADOR RADIOMAGNÉTICO (RMI), GIRO DIRECIONAL, BÚSSOLA MAGNÉTICA E SISTEMA PICTORIAL DE NAVEGAÇÃO.
*INSTRUMENTOS DO MOTOR-INDICADOR DE TEMPERATURA, INDICADOR DE TORQUE, INDICADOR DE TEMPERATURA DO ÓLEO, INDICADOR DE PRESSÃO DO ÓLEO, INDICADOR DE ROTAÇÃO (TACÔMETRO).
*INSTRUMENTOS DIVERSOS-VOLTAMPERÍMETRO, RELÓGIO,MEDIDOR DE FADIGA, INDICADOR DE TEMPERATURA DO AR EXTERNO, INDICADOR DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL,INDICADOR DE POSIÇÃO DO FLAPE E INDICADOR DEÂNGULO DE ATAQUE.
OS INSTRUMENTOS DEVEM FUNCIONAR DENTRO DE UAM FAIXA DE TEMPERATURA DE  -35ºC A +60ºC SENDO A TEMPERATURA CONSIDERADA DE 15ºC.
OS INSTRUMENTOS DEVEM FUNCIONAR BEM SOB VIBRAÇÃO, MAS QUANDO EM EXCESSO DE VIBRAÇÃO, ELES SÃO MONTADOS EM PAINEIS À PROVA DE VIBRAÇÃO.; DEVEM FUNCIONAR DENTRO DE UMA VARIAÇÃO DE 45ºCOM A HORIZONTAL E A VIBRAÇÃO NÃO DEVE SER MENOS QUE0,003” E MAIS DO QUE0,005 EM UMA FREQUENCIA DE 600 A 2200 OSCILAÇÕES POR MINUTO.
OS INSTRUMENTOS DEVEM SER VEDADOS A PROVA D’ÁGUA E POEIRA E SÃO RECONHECIDOS POR UM FURO NA PARTE BAIXA DA CAIXA.
OS MECANISMOS NÃO DEVEM SER AFETADOS POR UMA VARIAÇÃO DE INCLINAÇÃO DE ATÉ 180º PARA CADA LADO.
A ESCALA DO INSTRUMENTO É CALIBRADA EM UMA MARGEM DE 50% A 100% DOS LIMITES NORMAIS DE FUNCIONAMENTO DOS INSTRUMENTOS.
AS FAIXAS COLORIDAS PODEM  SER :
ARCO VERMELHO - OPERAÇÃO PROIBIDA
ARCOVERDE – OPERAÇÃO NORMAL
ARCO AMA\RELO – OPERAÇÃO INDESEJÁVEL OU PRO CURTO TEMPO
ARCO AZUL – OPERAÇÃO EM REGIME ECONÔMICO
ARCO BRANCO – OPERAÇÃO ESPECIAL(VELOCIDADE PARA USO DO FLAPE)
LINHAS CURTA RADIAIS AZUIS – CONDIÇÃO ESPECÍFICA(MELHOR RAZÃO DE SUBIDA)
LINHAS RADIAIS CURTAS VERMELHAS – LIMITES MÍNIMOS E MÁXIMOS DE FUNCIONAMENTO
A MAIORIA DAS CAIXAS DOS INSTRUMENTOS TEM O TAMANHO DE  2 ¾ DA POLEGADA E DE 1 7/8 DA POLEGADA
A MAIORIA DAS CAIXAS DOS INSTRUMENTOS SÃO FEITAS DE UMA COMPOSIÇÃO FENÓLICA.
A CONSTRUÇÃO DOS INSTRUMENTOS OBEDECEM OS SEGUINTESREQUISITOS: PRECISÃO, SEGURANÇA, SIMPLICIDADE ,DURABILIDADE, LEVEZA, CAPACIDADE DE FUNCIONAMENTO EM TEMPERATURAS EXTREMAS, LEITURAS FÁCEIS, RESISTÊNCIA A CORROSÃO, BOM AMORTECIMENTO, INSENSIBILIDADE À ACELERAÇÕES, POSSIBILIDADE DE INDICAR DENTRO DOS LIMITES AO QUAL VAI OPERAR, FÁCIL INSTALAÇÃO E MÍNIMA  MANUTENÇÃO.
NUMA INSPEÇÃO, OS INSTRUMENTOS SÓ DEVEM SER SUBSTITUÍDOS POR CAUSA DE:
IMPOSSIBILIDADE DE INDICAR, INDICAÇÃO DUVIDOSA, DEFEITO NA CAIXA OU VEDAÇÃO DUVIDOSA, PONTEIRO SOLTO, VIDRO SOLTO OU RACHADO, ORELHA DE FIXAÇÃO DO PAINEL QUEBRADA OU RACHADA, MECANISMO DE TRAVA OU AJUATÁGEM DEFEITUOSO, BORNES OU NIPLES DEFEITUOSOS, MARCAS LUMINOSAS ESCURAS OU DESCOLORIDAS, DEFEITO NO MECANISMO INTERNO, CONHECIDO OU SUSPEITO.
INSTRUMENTOS DE VÔO
SITEMA ANEMOMÉTRICO – OS INSTRUMENTOS DE VÔO LIGADOS NO SISTEMA ANEMOMÉTRICO SÃO O VELOCÍMETRO, O ALTÍMETRO E O VARIÔMETRO.
O TUBO DE PITOT É O RESPONSÁVEL DIRETO PELA TOMADA DE PRESSÃO DINÂMICA E EM ALGUNS CASOS, ELE TAMBÉM SERVE COMO TOMADA DE PRESÃO ESTÁTICA.
O ALTÍMETRO, O VELOCÍMETRIO E O VARIÔMETRO USAM A PRESSÃO ESTÁTICA, MÁS SOMENTE O VELOCÍMETRO USA PRESSÃO DINÂMICA.
UM SISTEMA COM TOMADAS ESTÁTICAS SEPARADAS, TEM PRESSÃO ESTÁTICA MAIS PRECISA PORA CAUSA DA COMPENSAÇÃO DE PRESSÃO NAS LATERAIS.
A PRESSÃO ESTÁTICA É A PRESSÃO  ATMOSFÉRICA.
O TUBO DE PITOT E AS TOMADAS ESTÁTICAS SÃO SENSÍVEIS AO BLOQUEIO DE GELO, POR ISSO AQUECEDORES ELÉTRICOS SÃO INSTALADOS.
VELOCÍMETRO-TEM VÁRIS TIPOS DE LEITURAS: VELOCIDADE INDICADA, É AQUELA LIDA NO INSTRUMENTO, SEM CORREÇOES DE DENSIDADE; VELOCIDADE VERDADEIRA, É AQUELA QUE O AVIÃO SE DESLOCA CO CORREÇÕES DE TEMPERATURA E ALTITUDE; VFELOCIDADE ABSOLUTAÉ A VELOCIDADE DO AVIÃO EM RELAÇÃO AO SOLO.
O VELOCÍMETRO É O INSTRUMENTO QUE INDICAA VELOCIDADE EM QUE O AVIÃO SE DESLOCA NO AR.
SENDO O VELOCÍMETRO UM MANÔMETRO CALIBRADO EM UNIDADES DE VELOCIDADE,ELE NOS INDICA TAMBÉM QUAL FOR A FORÇA DE SUSTENTAÇÃO DO AR. PORTANTO, O USO ESPECÍFICO É PARA DETERMINAR A VELOCIDADE ABSOLUTA DO AVIÃO, FACILITAR AO PILOTO O MELHOR REGIME DO MOTOR, PASSO DA HÉLICE E MELHOR VELOCIDADE  DE CRUZEIRO, MELHOR ÂNGULO DE SUBIDA, PLANAGEM E DESCIDA, VELOCIDADES MÁXIMAS (VNE), E DE ESTOL E DECOLAGEM.
VELOCIMETRO DIFERENCIAL- NESTE INSTRUMENTO ENCONTRA-SE UM ESTOJO DE BAQUELITE, COM DUAS CONEXÕES E UM DIAFRAGMA; O MECANISMO INTERIOR É COMPOSTO DE: DIAFRAGMA,COFECCIONADO COM LÂMINAS CORRUGADAS DE NÍQUEL, PRATA, BRONZE FOSFOROZO COBRE E BERÍLIO; A ESCOLHA DO METAL DEPENDE DA SUA QUALIDADE DE ELASTICIDADE, PRESSÃO-DEFLEXÃO, EFEITOS DE TEMPERATUA E HISTERESIS RÁPIDA.
A CONSTRUÇÃO DO ESTOJO EM DUAS PARTES FOI ADOTADA POR SER UMA MANEIRA MAIS SEGURA DE CONSERVA-LO BEM VEDADO.
O FUNCIONAMENTO, DEPENDE DIRETAMENTE DAS PRESSÕES ESTÁTICAS E DINÂMICAS CAPTADAS PELO SISTEMA PITO-ESTÁTICO E A PRESSÃO ESTÁTICA É TRANSMITIDA AO ESTOJO ENQUATO A PRESSÃO DINÂMICA É LEVADA PARA DENTRO DO DIAFRAGMA.
O INDICADOR DE VELOCIDADE VERDADEIRA, CONTÉM UM INDICADOR DE VELOCIDADE QUE  MOVE UM PONTEIRO E UM MECANISMO ALTIMÉTRICOQUE MOVE O MOSTRADOR; O MECANISMO É AFETADO POR DUAS MOLA BI-METÁLICAS EXPOSTA AO FLUXO DE AR EXTERNO.
ALÉM DISSO O INSTRUMENTO FORNECE UM ALARME VISUALCASO A AERONAVE ATINJA 100KT OU VELOCIDADE INFERIOR E O TREM DE POUSO NÃO ESTEJA TRAVADO EMBAIXO, APARECENDO A BANDEIRA  U/C DE UNDER CARRIAGE; COM O AUMENTO DE ALTITUDE, A VELOCIDADE NUNCA EXEDER AUMENTA.
ALTÍMETRO – A ATMOSFÉRA É COMPOSTA DE 78% DE NITROGÊNI, 21% DE OXIGÊNIO E 1% DE OUTROS GASES; É AQUECIDA PELO SOL  E A PROPAGAÇÃO DO CALOR ATRAVÉS DO CONTATO DA SUPERFÍCIE AQUECIDA PELO SOL, GERA A CONDUÇÃO E LOGO, TEREMOS A CONVECÇÃO QUE É A MOVIMENTAÇÃO DAS CAMADAS GASOSAS VERTICALMENTE E CONSEQUENTEMENTE TEMOS A ADVECÇÃO QUE É A MOVIMENTAÇÃO DAS CAMADAS HORIZONTALMENTE E CONCLÚI-SE QUE NÃO HÁ UMA SEM A OUTRA.
A PRESSÃO ATMOSFÉRICA AO NÍVEL DO MAR É DE 1mm/Hg=1torr – 1 atm=76 cm/hg =760mm;hg = 760 torr = 14,7 PSI = 1013,25 mb OU hpa = 29,92 Pol/hg.
A PRESSÃO DIRETAMENTE PROPORCIONAL A DENSIDADE; A DENSIDADE É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A ALTITUDE; A DENSIDADE É IVERSAMENTE PROPORCIONAL A TEMPERATURA; A DENSIDADE É INVERSAMENTE PROPORCIONAL A UMIDADE.
PRESSÃO ABSOLUTA É CONTADA A PARTIR DO ZERO ABSOLUTO; PRESSÃO DIFERENCIAL RESULTA DA COMPARAÇÃO DE PRESSÕES; PRESSÃO RELATIVA É QUANDO A PRESSÃO É TOMADA COMO PONTO ZERO OU DE PARTIDA DE CONTAGEM.
ALTITUDE É A DISTÂNCIA VERTICAL DE UM PONTO MEDIDA A PARTIR DE UM DETERMINADO PLANO; ALTITUDE ABSOLUTA OU ALTURA  É A DISTÂNCIA DE UM PONTO ATÉ A SUPERFÍCIE; ALTITUDE INDICADA É AQUELA LIDA NO INSTRUMENTO E NÃO CORRIGIDA; ALTITUDE CALIBRADA É A ALTITUDE CORRIGIDA PARA ERROS DO INSTRUMENTO; ALTITUDE DE CAMPO É A LEITURA DO INSTRUMENTO CORRIGIDA PARA A ALTITUDE LOCAL DO CAMPO; ALTITUDE PRESSÃO É O NÚMERO INDICADO PELOS ÍNDICES DE UM ALTÍMETRO AJUSTADO PELA PRESSÃO DO CAMPO; ALTITUDE VERDADEIRA É A DISTÂNCIA DE UM PONTO ACIMA DO NÍVEL DO MAR; ALTITUDE-DENSIDADE É A ALTITUDE PRESSÃO CORRIGIDA PELA TEMPERATURA.
AS PRICIPAIS CORREÇOES DE ALTÍMETROSÃO DEVIDAS AS VARIAÇÕES DE TEMPERATURA DO-AR E DA PRESSÃO ATMOSFÉRICA
O ELEMENTO SENSÍVEL DO ALTÍMETRO É UMA CÁPSULA ANERÓIDE, QUE SÃO DOIS PRATOS CORRUGADOS JUNTADOS COM SOLDA NAS BORDAS; O ALTÍMETRO PADRÃO TINHA UMA SIMPLES CÁPSULA ANERÓIDE; TINHA UM MOSTRADOR GRADUADO EM PÉS (FT); O GRADIENTE VERTICAL DE PRESSÃO NÃO É LINEAR, PORTANDO AS MUDANÇAS DE PRESSÃO É MAIOR EM BAIXZAS ALTITUDES; EXISTEM TRÊS PONTEIROS, UM INDICA DEZENAS E CENTENAS DE PÉS(GRANDE), OUTRO INDICA MILHARES DE PÉS(MÉDIO) E UM TECEIRO INDICA DEZENAS DE MILHARES DE PÉS(PEQUENO); OS ALTÍMETROS USADOS EM AVIÕES MODERNOS GERALMENTE TEM ALCANCES DE 20.000, 35.000, 50.000 E 80.000 PÉS; CASO AS CÁPSULAS ANERÓIDES SE DESLOCAREM 3/16”, O PNTEIRO DARÁ 35 VOLTAS COMPLETAS; EM AERONAVES COM MOTOR A REAÇÃO ONDE HÁ POUCA VIDRAÇÃO, É USADO UM VIBRADOR PARA TIRAR OS ERROS E  AS FOLGAS INTERNAS.
ALTÍMETRO CODIFICADOR – O TRANSPONDER, RESPONDE AO RADAR DO SOLO COM UM CÓDIGO, DANDO AO CONTROLADOR INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS; O CODIFICADOR OPERA DE ACAORDO COM O SISTEMA DE CÓDIGO GILLHAM QUE É UM CÓDIGO LINEAR DA ICAO; SUA FAIXA DE OPERAÇÃO COBRE UM TOTAL DE 49.000 FT, COM INCREMENTOS DE 100 FT, E PRECISÃO DE +OU- 20 FT;O TRANSPONDER, RESPONDE A TODAS AS INTERROGAÇOES VINDAS DO ATC; TRANSMITE EM 1090MHz E 1030MHz; SOMENTE OS RADARES PRIMÁRIOS E OS SECUNDÁRIOS ESTÃO FUNCIONALMENTE RELACIONADOS COM O TRANSPONDER; QUANDO UM TRANSPONDER É INTERROGADO EM MODO ALFA, ELE RESPONDE COM O CÓDIGO SELECIONADO NO PAINEL DE CONTROLE, QUE SÃO QUATRO DÍGITOS QUE VÃO DE ZERO A SETE; QUANDO O TRASPONDER OPERA EM MODO CHARLIE, ELE INFORMA A ALTITUDE; O MODO CHARLIE É USADO QUANDO A AERONAVE POSSUI ALTÍMETRO CODIFICADOR.INDICADOR DE RAZÃO DE SUBIDA – TEM POR FINALIDADE INDICAR SE A AERONAVE ESTÁ SUBINDO, DESCENDO OU EM V ÕO NIVELADO; O FUNCIONAMENTO DESTE INSTRUMENTO ESTÁ BASEADO  NO PRINCÍPIO DE QUE A MEDIDA EM QUE A ALTITUDE AUMENTA, A PRESSÃO ATMOSFÉRICA DIMINUI; EXISTE UMA FENDA CALIBRADA, QUE LIMITA A MUDANÇA BRUSCA DE PRESSÃO NO INTERIR DA CÁPSULA ANERÓIDE; UMA SEGUNDA CÁPSULA ANERÓIDE PODE SER INSTALADA PARA PROTEGER O MECANISMO CONTRA DANOS; PODE SER GRADUADO EM PÉS POR MINUTO (FT/MIN) OU METROS POR SEGUNDO (M/SEC); SEU ELEMENTO SENSÍVEL É UMA CÁPSULA OU DIAFRAGMA.

Um comentário:

  1. Obrigado EMERSON por essas postagem de material da aviação, pois tem me contribuido muito para minha carreira na area de MMA - MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA...

    DEUS TE ABENÇOE!

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